12
abr
Gatos pretos e a sexta-feira 13
Categorias: nerdices, sendo Gigi


Gatos pretos e a sexta-feira 13, mito ou verdade?

Amanhã é sexta-feira 13, dia de ver uns filminhos de terror e de proteger o seu gatinho preto!! Sim, infelizmente muitas pessoas comentem maldades com os bichanos só por conta da sua cor, que bobeira né?? Vamos tentar entender um pouco de onde vem isso.

2013-12-13 19.05.02

Primeiro, vamos tentar compreender de onde veio a superstição da sexta-feira 13. O número 13 já é cheio de estigmas a muito tempo, vocês sabiam que existem países onde os prédios simplesmente “pulam” o 13° andar? Existem várias histórias que colocam o 13 como um número de mal agouro e azar, como, por exemplo, terem 13 pessoas na última ceia de Jesus ou o convite do deus Odin para um banquete com 12 outros deuses, Loki, espírito do mal e da discórdia, não estava entre os convidados e ficou muito irado por isso. Após aparecer na festa, uma grande luta foi travada, findando com a morte da deusa Balder, que era muito amada pelos outros deuses e por ai vai.

Já a sexta feira foi o dia da semana em que Jesus foi crucificado, segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza para os nórdicos era Friga (que originou os termos friadagr e friday, que significam “sexta-feira” na língua escandinava e em inglês, respectivamente), e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou a deusa em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, totalizando 13 integrantes que ficavam rogando pragas aos seres humanos.

2013-12-13 19.03.47

Claro que não teremos uma definição exata de onde vieram essas superstições, mas sabemos que, apesar de muitas evoluções do ser, elas vivem até hoje. Mas, onde entra o gato de cor preta nessa??

Mais ou menos na Idade Média, o gato por ser mais solitário e de hábitos noturnos e a cor preta ser relacionada à ideia de trevas, o tribunal da Santa Inquisição resolveu perseguir esses bichanos, por acreditar que eles tinham parte com o demônio (sério?!). Foi o papa Inocêncio III, no século XV, que incluiu esse animal na lista dos perseguidos pela Inquisição.

E ai, lenda vai e lenda vem, tem uma que diz que, em 1560, um gato preto foi ferido a pedradas e acabou entrando na casa de uma senhora, que costumava acolher bichanos da rua (a tia dos gatos, tipo eu, rs), para se esconder. Mas, no dia seguinte, ela apareceu machucada também e isso fez com que as pessoas concluíssem que a velhinha era uma bruxa que se transformava em gato para vagar à noite. Esse acontecimento teria intensificado ainda mais a associação do gato preto com o mau agouro e, consequentemente, com a sexta-feira 13 .

2014-03-22 11.07.57

São inúmeras histórias que tentam explicar ou entender de onde vem essa superstição, a meu ver, tão besta! Ainda assim, infelizmente, vivemos em um mundo onde as pessoas parecem preferir acreditar nessas coisas tão antigas e, acreditem ou não, até hoje esses animais sofrem com todo tipo de preconceito, que se intensifica muito nas ditas “sexta-feiras 13”. Tanto que, ONGs evitam ao máximo doar os pretinhos (e também os brancos) próximos desta dara, para evitar que algo de ruim possa acontecer com eles.

E, tudo o que posso fazer é trazer esse papo a tona, para que as pessoas entendam que não tem nada a ver e que, gatos são animais super amorosos, que não tem como trazer “azar” nem nada! Inclusive, a fofa da foto é a Loló, a pretinha que viveu conosco, na casa da minha mãe, por 19 anos. Hoje ela é uma estrelinha preta linda, que deixou muitas histórias gostosas de lembrar em nossas memórias.

Espero que tenham gostado deste post!! Adoro “bater papo” sobre vários assuntos com vocês!

Beijinhos!

 

Gigi Berner, paulista paulistana libriana que ama o interior, praia, caveiras, gatos, unhas, make, look e muita, mas muita, bagunça!


10

10 Comentários para “Gatos pretos e a sexta-feira 13”

  1. Sempre achei isso uma tristeza, muitas pessoas fazem maldades com esses animais, nem olham por conta de uma superstição fútil. Mais amor, por favor!

    http://www.kailagarcia.com

    Responder
  2. Amanda Caroline Santos

    É muito triste esse tipo de lenda, acaba resultando muitas coisas ruins. Já fiquei sabendo de vários casos tristes de maus tratos por esse motivo. Muita ignorância!
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com

    Responder
  3. Silvana Almeida Souza

    Nossos gatinhos nada tem haver com essas superstições, deveria haver uma campanha de conscientização!
    Beijosss ♥Gigi

    Responder
  4. Nequeren Reis

    Isso é tudo é mentira gato preto é lindo tudo isso é falta de compreensão,
    o bichano não tem nada a ver coitado obrigado pela visita,
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    Responder
  5. Lulu on the sky

    Gi, fiquei sabendo altas histórias de gente que pega os gatos pretos para fazer magia negra na sexta-feira 13, daí pedem para os donos do pet, prenderem os animais nesse dia.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    Responder

Escreva um Comentário














 characters available